Os Drones e Suas Diversas Aplicações em Expansão com Ajuda da IoD

Chamo-me Iguarino Enis Porto Neto, sou aluno da engenharia de Controle de Controle e Automação do 7ºperíodo do IFMG campus Betim.

Resumo: A necessidade da utilização de drones em diversas aplicações é vista diariamente em diversas áreas, o que tem sido visto com bons olhos, eles vem  para melhorar os nossos processos e ate mesmo facilitar o nosso cotidiano. A IoD(Inthernet of Drones) é uma arquitetura projetada para fornecer acesso coordenado ao espaço aéreo não tripulado chamados de drones. O IoD utilizado de forma eficiente tem como vantagem a navegação e o espaço livre de colisão. Proteger o IoD não é uma tarefa fácil devido a diferença nos padrões de comunicação. Os nos do IoD são propensos a vários tipos de ataques em uma rede. Portanto estratégias oportunas, e soluções facilmente atualizáveis são necessárias para proteção dos vários tipos de ataques cibernéticos.

Introdução

O IoD é criado a partir do  por  substituindo o “Things” por “Drones”. Na internet IoD muitos drones se combinam e formam uma rede enquanto transmitem e recebem dados uns dos outros. O IoD pode ser operado remotamente ou pela internet por meio de endereçamento IP. Pode ser aplicado em varias aplicações por vários caminhos implementação design e implantação. O projeto arquitetônico de comunicação de drones não tem padrão e unificação. Em termos de aplicações, o IoD pode ser usado como interface de alocação de espaço aéreo ,bem como provedor de confiabilidade de navegação e precisão para drones. Drone e Vant Um Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) ou Veículo Aéreo Remotamente Pilotado (VARP), também chamado UAV (do inglês Unmanned Aerial Vehicle) e mais conhecido como drone(zangão, em inglês), é todo e qualquer tipo de aeronave que não necessita de pilotos embarcados para ser guiada. Esses aviões são controlados a distância por meios eletrônicos e computacionais, sob a supervisão e governo humanos, ou sem a sua intervenção, por meio de Controladores Lógicos Programáveis (CLP).

IoD como serviço

   O IoD é uma parte integrante da internet futura, que pode ser utilizado para aplicações de próxima geração como rastreamento inteligente, estacionamento inteligente, controle de trafego aéreo e de redes celulares. Recentemente, os veículos aéreos não tripulados drones, atraíram muita atenção, uma vez que representam um novo mercado potencial. Juntamente com a maturidade da tecnologia e regulamentações relevantes, espera-se uma implantação mundial desses. Graças à alta mobilidade dos drones, eles podem ser usados ​​para fornecer muitas aplicações, como fornecimento de serviços, mitigação de poluição, agricultura e nas operações de resgate. Devido à sua utilidade onipresente, desempenhará um papel importante na visão da Internet das Coisas (IOT) e poderá se tornar o principal facilitador dessa visão.

Figura 1 – Conectividade da internet dos drones no futuro

Ameaças de segurança e problemas de vulnerabilidade com IoD

   O IoD tem um papel significativo na comunicação em rede no caso de comunicações de segurança pública. Nesse caso o invasor ou um intruso pode comprometer as chaves e a capturas a comunicação que leva a violação de privacidade, podendo o invasor obter as chaves. O controle de acesso do IoD é crucial, portanto preocupações de acesso de segurança devem ser enfatizadas.

Conclusão

     IoD é uma tecnologia emergente de comunicação de drones, que consiste em analisar a evolução continua de dados de fontes heterogêneas para criar uma nova era de aplicações da vida real. Os ataque ao IoD apresentam um serio problema ao seu uso operacional real. Segurança ameaças e vulnerabilidade pode levar ao ataque a confidencialidade credibilidade e autenticidade do IoD. Muitos aplicativos de drone podem se beneficiar de uma estrutura unificada que coordena seu acesso ao espaço aéreo e os ajuda a navegar para os pontos de interesse em que eles precisam executar uma tarefa. Qualquer arquitetura pronta para fornecer esse serviço deve ser escalonável e capaz de ser oferecido a milhares de drones, que compartilharão o espaço aéreo urbano congestionado e limitado.

Questionamento

I) O fornecimento de energia com estações de recarga por transferência de energia sem fio para recarregar as baterias dos drones seria uma alternativa para aumentar os tempos de voo?

2)O IoD Com uma estrutura unificada teria uma maior confiabilidade?

                            Referências

  1. M. Gharibi, R. Boutaba, S.L. Waslander, “Internet of Drones”, IEEE Access, vol. 4, pp. 1148-62, Mar. 2016.
  2. M. Gharibi, R. Boutaba, SL Waslander, “Internet dos Drones”, IEEE Access , vol. 4, pp. 1148-62, março de 2016.
  3. . RJ Hall et ai, “Scaling Up a Geographic Addressing System”, Proc. 2013 Military Comm IEEE. Conf. , pp. 143-149, 2013.