A ajuda da internet no trânsito atual

RESUMO

A internet dos veículos (IoV) é uma evolução proporcionada pela internet das coisas (IoT) que permite a integração entre veículos e entre os mesmos e as ruas. Essa integração é feita através das VANETs (Veicular Ad Hoc Networks) proporcionando uma evolução da inteligência dos veículos como ocorre nos smartphones.

Introdução

A internet dos veículos (IoV), assim como a Internet das coisas (IoT), é o modo como os veículos se comunicam, através de sensores e softwares que transmitem dados para uma rede. Para essa comunicação são utilizadas as VANET’S (Veicular Ad Hoc Networks) , que são redes móveis para integração dos veículos. Para isso, existem dois tipos de comunicação a serem estabelecidas, a comunicação entre veículos (IVC-Inter-Vehicle ommunication) e, a entre os veículos e as ruas (RVC-Road Vehicle Communication).

Existem três categorias de arquitetura dos VANET’S:
-WAVE (Wireless Access in Vehicular Environments) baseado em Wi-Fi:
São usadas unidades pelas ruas como pontos de acesso sem fio para ter comunicação entre veículos que estiverem na área de cobertura.
-Adhoc:
Os próprios veículos são usados para formar uma rede adhoc usando acesso sem fio.
-Hybrid:
Os dois tipos de arquitetura são usados para as operações.

Fonte: Internet of Vehicles: Motivation, Layered Architecture, Network Model, Challenges, and Future Aspects (2016)

Qual a função das VANET’S ?

As VANET’S tem como função estabelecer a comunicação para melhorar a segurança, a eficiência e o conforto. E para isso, é possível analisar algumas aplicações, como:

  • detecção de congestionamento;
  • detecção de condições de estrada;
  • detecção de acidentes;
  • fiscalização;
  • cobranças automáticas.

Problemas para a implantação

Em contrapartida, o sistema não é atrativo comercialmente por alguns motivos, que entre eles estão:

  • questões relacionadas à arquitetura da rede adhoc pura;
  • a falta de confiabilidade dos serviços de internet;
  • incompatibilidade com aparelhos pessoais.
Fonte: Connected Vehicles Internet of Things for Vehicles (2016)

Referências

  • SANTOS, Bernardo Rodrigues. VANET. Disponível em: <https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=2ahUKEwiCoqPpgojjAhWzCtQKHXZhCn8QFjAAegQIAxAC&url=http%3A%2F%2Fwww.gta.ufrj.br%2Fensino%2Feel879%2FAnos-anteriores%2FApres-2007-2%2Fbernardo%2FVANET_ApresentacaoFinal.ppt&usg=AOvVaw2FazLgn1OqbYELX6qP6vce>. Acesso em: 25 jun. 2019.
  • KAIWARTYA, Omprakash et al. Internet of Vehicles: Motivation, Layered Architecture, Network Model, Challenges, and Future Aspects. 2016. Disponível em: <https://ieeexplore.ieee.org/abstract/document/7562526#full-text-section>. Acesso em: 25 jun. 2019.
  • RIBEIRO, Eduardo Guimarães; COUTINHO, Rômulo Valente; JORDÃO, Thiago da Costa. VANETs. Disponível em: <https://www.gta.ufrj.br/grad/09_1/versao-final/vanet/index.html>. Acesso em: 25 jun. 2019.
  • SALIAN, Rakshitha. Connected Vehicles Internet of Things for Vehicles. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=AKMmFmFNjvE>. Acesso em: 25 jun. 2019.

Questões:

1)Por quê a IoV tem grande importância dentro da IoT?

O aumento exponencial da frota de veículos nos últimos anos, em conjunto com o aumento das tecnologias nos novos automóveis, fez com que fatores como segurança e conforto no trânsito fossem destacados nas principais discussões em quase todos os países. Dessa forma, o auxilio da internet vem se tornando essencial nesse tipo de ambiente também.

2)Os veículos se tornaram autônomos com isso?

O objetivo dos VANET’S na IoV não é automatizar 100% os veículos, mas trazer soluções para melhorar o conforto e a segurança de todos, sejam eles passageiros, motoristas ou pedestres. Sendo assim, o motorista ainda será responsável por prezar pela segurança de todos ao seu redor, mas em um momento de decisão rápida, a rede de comunicação poderá identificar e intervir da melhor maneira.

Autor: André Hyodo

Me chamo André Hyodo, tenho 21 anos e estou cursando Engenharia de Controle e Automação no IFMG - campus Betim. Estou cursando também o curso Técnico em Manutenção Automotiva pelo Senai e sou integrante da equipe Baja IFBB do IFMG.