Internet da Coisas e as Melhorias na Gestão de Frotas

24 de junho de 2019

Me chamo Frederico Augusto, tenho 32 anos, trabalho como reparador automotivo a quase 20 anos e sou sócio fundador da DF Reparações Automotivas. Possuo formação técnica na área pelo Senai e diversos cursos de especialização voltados para a manutenção de veículos automotores. Atualmente me dedico, com bastante afinco, a minha graduação em Engenharia de Controle e Automação cursada no IFMG campus Betim com o objetivo de melhor minhas capacidades técnicas e aumentar meu leque de oportunidades.

Resumo

Nesse post será tratado sobre o que é a Internet das Coisas (IoT), suas aplicações e as melhorias que ela traz para o setor de gestão de frotas no que está relacionado a manutenção, segurança, agilidade e economia.

           

Internet da Coisas e as Melhorias na Gestão de Frotas

A tecnologia IoT (Internet of Things), ou Internet das Coisas, é um bom exemplo de como a evolução digital pode causar impactos positivos na vida das pessoas e das empresas. Certamente muitas pessoas já devem ter percebido a sua utilização em vários setores e tarefas do seu dia a dia , mas o que talvez elas não saibam é como exatamente ela funciona e como ela pode interferir no mercado de gestão de frotas.

De forma sucinta, a Internet das Coisas é uma tecnologia que viabiliza a conexão e transmissão de dados entre dispositivos por meio de uma rede, não sendo necessária a ação humana. Através dela, pessoas, objetos e máquinas podem ser conectados, entre si ou a uma central de controle, por meio de dispositivos embarcados, que captam e transmitem uma grande variedade de dados por intermédio de uma rede sem fio. Sua aplicação utiliza diversas tecnologias, combinadas entre si ou não, como o Bluetooth e as Redes IP sem fio de baixa energia, Identificação por Rádio Frequência, Wi-Fi direto, entre outras.

À medida que o aluguel e compartilhamento de automóveis, agendamento de viagens, veículos elétricos, híbridos e autônomos revolucionam o setor, as montadoras estão buscando desenvolver rapidamente carros tecnologicamente incrementados e conectados para manter sua participação de mercado.  Os fabricantes de automóveis podem diferenciar seus veículos equipando carros com telemática robusta para manutenção preditiva, interação em tempo real para assistência e serviços remotos e também rastreamento de veículos .

Quando pensamos em controle de frotas temos em vista a segurança e localização dos veículos, confiabilidade mecânica dos veículos, redução de manutenção corretiva, porque em geral são mais caras e demoradas, redução consumo de combustível e pneus, traçar rotas mais seguras e eficientes e que possam ser alteradas instantaneamente levando em consideração vários fatores como condições climáticas e de trânsito .

Agora imagine o que significa para uma uma empresa que tem o transporte como parte de suas receitas poder monitorar em tempo real todos os veículos de sua frota conhecendo sua real localização o que possibilita a recuperação em caso de roubos, fazer um monitoramento continuo de peças e componentes dos veículos para garantir sua máxima funcionalidade, fazer a implementação de manutenção preditiva para evitar falhas e prolongar a vida útil do veículo, emitir de alertas automáticos caso surjam problemas imprevistos para garantir a segurança dos ocupantes, obter dados sobre consumo de combustível e desgastes dos pneus e aliando essa tecnologia com a inteligência artificial , tudo isso pode ser feito que seja necessário a ação humana .

Esse novo tipo de gestão de frotas mais eficiente que ajuda a remover ou minimizar os riscos associados ao investimento em veículos, melhorando a eficiência e a produtividade, reduzindo os custos gerais de transporte está mais perto do que se imagina. Um estudo recente da empresa sueca de pesquisa Berg Insight mostrou que o número de sistemas ativos de gerenciamento de frota na América Latina deverá aumentar de 2,5 milhões de veículos com IoT (final de 2016) para um total de 4,7 milhões em 2020. E isso já é possível ver na prática. Por exemplo o monitoramento via câmeras e GPS utilizado em veículos de carga que fornecem dados como localização dos veículos, hábitos dos motoristas e integridade do compartimento de cargas.

Em fim, está cada vez mais comum encontrar soluções altamente integradas, desenvolvidas com a Internet das Coisas, que estão possibilitando serviços mais competitivos e em tempo real no setor de frotas. Existe uma grande tendência para que essa tecnologia bem como sua utilização evolua cada vez mais para aumentar a segurança, reduzir os custos de manutenção e melhorar a eficiência do transporte.

Referências

INTERNET DAS COISAS E OS IMPACTOS NA GESTÃO DE FROTAS. Disponível em :< https://www.ngi.com.br/novidades/internet-das-coisas-frotas/ > Acesso em 24 jun. 2019.

FUCHS -Daniel Tibor-COMO M2M E IOT PODEM REVOLUCIONAR A GESTÃO DE FROTAS NO BRASIL. Disponível:< https://computerworld.com.br/2018/06/08/como-m2m-e-iot-podem-revolucionar-gestao-de-frotas-no-brasil/ > Acesso em 24 jun. 2019

1- A IoT aplicada ao setor de gestão de frotas pode trazer diversos benefícios. Quais são esses benefícios (cite pelo menos 2)?

2-Com o avanço da IoT aplicada a gestão de frotas o tempo gasto para se realizar uma entrega pode ser reduzido, cite uma forma que torna isso possível fazendo uso de tal tecnologia.